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Sábado, 29 de Dezembro de 2007

Post Especial (Um Mundo de Tecnologia)

 

Este post é dedicado ao final do ano, é um dos últimos posts deste ano.

Não podes perder a festa de final de ano do blog, dia 31 do 12 de 2007.

Agora se gostas das tecnologias referidas toma atenção.

 

 

Mp4 refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4. A extensão oficial do nome do arquivo é .mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim.4 refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4. A extensão oficial do nome do arquivo é .mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim.

 

É similar ao popular AVI, mas traz algumas vantagens:

Suporte nativo a legendas embutidas (AVI também pode ter, mas só através de hacks como o usado no DivX6); Melhor suporte ao padrão de codificação de vídeo H.264, também conhecido como MPEG4 AVC. Estando codificado, um arquivo MP4 pode ter sido criado com diversos tipos de codec diferentes, incluindo DivX e XviD. Porém como DivX e XviD são relativamente bem atendidos pelo arquivo codificado AVI (que é muito mais popular), é mais comum você encontrar um MP4 que seja constituído por streams criados por codecs incomuns.

MP4 é o codec escolhido pelo popular programa Nero Recode. Todo arquivo criado pelo Rec

É similar ao popular AVI, mas traz algumas vantagens:

Suporte nativo a legendas embutidas (AVI também pode ter, mas só através de hacks como o usado no DivX6); Melhor suporte ao padrão de codificação de vídeo H.264, também conhecido como MPEG4 AVC. Estando codificado, um arquivo MP4 pode ter sido criado com diversos tipos de codec diferentes, incluindo DivX e XviD. Porém como DivX e XviD são relativamente bem atendidos pelo arquivo codificado AVI (que é muito mais popular), é mais comum você encontrar um MP4 que seja constituído por streams criados por codecs incomuns.

MP4 é o codec escolhido pelo popular programa Nero Recode. Todo arquivo criado pelo Recode é um MP4. MP4 foi também o codec escolhido pela Apple para ser usado na 5a geração do iPod. Também chamado de iPod Video.

ode é um MP4. MP4 foi também o codec escolhido pela Apple para ser usado na 5a geração do iPod. Também chamado de iPod Video.

 

Softwares compatíveis:

  • Amarok
  • Banshee Music Player
  • foobar2000
  • iTunes
  • KSP Sound Player
  • Media Player Classic
  • MPlayer
  • QuickTime Player
  • RealPlayer
  • The KMPlayer
  • VLC media player
  • Winamp
  • Xine
  • Nero Burning ROM (Nero ShowTime)
  • PSP (Playstation Portatil)
  • Microsoft Zune

 

 

 

 

Tocadores de MP4

Hoje, é muito comum encontrarmos no comércio brasileiro aparelhos com tela LCD sendo chamados de "tocadores de MP4", sugerindo que sejam compatíveis com esse codec. Mas a maioria desses aparelhos é chamada assim simplesmente porque é capaz de reproduzir vídeo e para diferenciá-lo dos "tocadores de MP3", que só reproduzem áudio. Na realidade, quase todos esses aparelhos são incompatíveis com MP4, mesmo quando a palavra "mp4" está presente. O usuário é obrigado a processar seus filmes com um programa especial que os converte para o formato AMV ou outro formato similar de baixa resolução.

Devido à similaridade nos nomes, alguém pode ser levado a pensar que MP4 seja uma evolução do já popular MP3, mas na verdade trata-se de tecnologias distintas. MP3 é um codec de áudio, enquanto MP4 é um container de áudio e container de vídeo. Estando codificado, um MP4 pode inclusive conter um MP3.

 

 

 

Leitor MP4 - 1 GB

No máximo 50 músicas

 

 

Leitor MP4 2 GB

No máximo 500 músicas

 

 


 

 

Conceitos nós não podemos ter, mas se tiveres dúvidas é só perguntar.

 

Máquina Fotográfica Digital:

 

 

 câmera digital PB, ou câmara digital PE, seja ela máquina fotográfica ou de cinema, revolucionou o processo de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia ou da técnica cinematográfica digital.

 

 

Ao invés de utilizar a película fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmera digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória. Uma câmera pode suportar um só ou vários tipos de memória, sendo os mais comuns: CompactFlash tipos I e II, SmartMedia, MMC e Memory stick e SD (os dois mais usados).

 

Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da própria câmera, podendo ser apagadas caso o resultado não tenha sido satisfatório. Posteriormente são transferidas através de e-mail, álbum virtual, revelação digital impressa ou simplesmente apresentadas em telas de TV.

Uma das características mais exploradas pelos fabricantes de câmeras digitais é a resolução do sensor da câmera, medida em megapixels.

Em teoria, quanto maior a quantidade de megapixels, melhor a qualidade da foto gerada, pois o seu tamanho será maior e permitirá mais zoom e ampliações sem perda de qualidade. Entretanto, a qualidade da foto digital não depende somente da resolução em megapixels, mas de todo o conjunto que forma a câmera digital. Os fatores que mais influenciam a qualidade das fotos/vídeos são a qualidade das lentes

 da objetiva, o algoritmo (software interno da câmera que processa os dados capturados) e os recursos que o fotógrafo pode usar para um melhor resultado, ou até mesmo eventuais efeitos especiais na foto. No entanto, dependendo do uso que será dado à fotografia, um número excessivo de megapixels não trará benefício adicional à qualidade da imagem e onerará o custo do equipamento.

Normalmente as câmeras voltadas ao uso profissional são dotadas de maior quantidade de megapixels, o que lhes permite fazer grandes ampliações. Já para o usuário amador, máquinas com resolução entre três e cinco megapixels geram excelentes resultados.

 

A maior parte dos sensores utilizam o filtering para captar a luz nas suas três cores primárias. Assim que a câmara gravar as três cores, combina-as para criar o espectro todo.

Isto é feito de várias maneiras.

  • Três sensores separados, presentes em câmaras de alta qualidade, em que cada um regista uma determinada cor. Existe um divisor de luz, que divide a luz pelas três cores que vão incidir em três sensores diferentes, cada sensor capta uma determinada cor. Nestas câmaras os três sensores vêm exactamente a mesma imagem só que em gamas de luz diferentes. Combinando as imagens dos três sensores, forma-se uma só a cores.
  • Um sensor, que vai captando a luz que vai atravessar um filtro vermelho, verde e azul (que está em rotação), ou seja o sensor grava a informação recebida para cada momento em que passa por um filtro diferente. A imagem não é rigorosamente a mesma para cada cor, mesmo que este processo seja feito em milésimos de segundo.
  • Ainda temos o sistema mais económico, que é ter uma matriz em que cada uma das células é uma cor primária, o que se faz é interpolação, ou um palpite educado, baseado na informação da célula vizinha.

O sistema mas comum é o Bayer filter pattern, que é uma matriz onde alterna em cada linha de acordo com dois tipos de linha: uma é a sucessão vermelho e verde, e a outra linha é a sucessão azul e verde. Portanto no total temos a mesma quantidade de células verdes do que a soma das células azuis e vermelhas.

A razão disto é que o olho humano é sensível igualmente às três cores.

Ora temos apenas um sensor e a informação de cada cor é gravada ao mesmo tempo. Então temos um mosaico de vermelho, verde e azul, onde cada pixel tem diferente intensidade. As câmaras têm então um algoritmo de "des-mosaico": a cor verdadeira de cada pixel será determinado pelo valor médio dos pixeis adjuntos. Existe também um outro sistema, o Foveon X sensor, que permite captar quatro cores, e não três como os convencionais.A maior parte dos sensores utilizam o filtering para captar a luz nas suas três cores primárias. Assim que a câmara gravar as três cores, combina-as para criar o espectro todo.

Isto é feito de várias maneiras.

  • Três sensores separados, presentes em câmaras de alta qualidade, em que cada um regista uma determinada cor. Existe um divisor de luz, que divide a luz pelas três cores que vão incidir em três sensores diferentes, cada sensor capta uma determinada cor. Nestas câmaras os três sensores vêm exactamente a mesma imagem só que em gamas de luz diferentes. Combinando as imagens dos três sensores, forma-se uma só a cores.
  • Um sensor, que vai captando a luz que vai atravessar um filtro vermelho, verde e azul (que está em rotação), ou seja o sensor grava a informação recebida para cada momento em que passa por um filtro diferente. A imagem não é rigorosamente a mesma para cada cor, mesmo que este processo seja feito em milésimos de segundo.
  • Ainda temos o sistema mais económico, que é ter uma matriz em que cada uma das células é uma cor primária, o que se faz é interpolação, ou um palpite educado, baseado na informação da célula vizinha.

O sistema mas comum é o Bayer filter pattern, que é uma matriz onde alterna em cada linha de acordo com dois tipos de linha: uma é a sucessão vermelho e verde, e a outra linha é a sucessão azul e verde. Portanto no total temos a mesma quantidade de células verdes do que a soma das células azuis e vermelhas.

A razão disto é que o olho humano é sensível igualmente às três cores.

Ora temos apenas um sensor e a informação de cada cor é gravada ao mesmo tempo. Então temos um mosaico de vermelho, verde e azul, onde cada pixel tem diferente intensidade. As câmaras têm então um algoritmo de "des-mosaico": a cor verdadeira de cada pixel será determinado pelo valor médio dos pixeis adjuntos. Existe também um outro sistema, o Foveon X3 sensor, que permite captar quatro cores, e não três como os convencionais.

 

Exemplo de câmera compacta digital

Câmera digital Fujifilm

Cartão de Memory Stick

Câmera digital Sony

Cartão Memory Stick

publicado por mundodearrobas às 22:45
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2 comentários:
De |M@RY| a 30 de Dezembro de 2007 às 14:21
Olá!
Já visitaste o novo blog sobre a Van , o Zac , e a Ash?
Se não visita já!
http://van_zac_ash.blogs.sapo.pt/
Fico à espera do teu comentário.
Divulga se puderes.
BeijOos


De |M@RY| a 30 de Dezembro de 2007 às 14:21
Olá!
Já visitaste o novo blog sobre a Van , o Zac , e a Ash?
Se não visita já!
http://van_zac_ash.blogs.sapo.pt/
Fico à espera do teu comentário.
Divulga se puderes.
BeijOos


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